Dança por extenso - GRUDE

Bem vindo! Blog para debater projetos em dança. Um espaço de estudo e construção de escrita de projetos em dança unida à prática presencial - se pertinente - no Grupo de Estudo GRUDE do Acervo Mariposa, no escritório em São Paulo.
GRUDE é o Grupo de Estudo do Acervo Mariposa que tem por objetivo reunir questões de memória, preservação, identidade e registro em dança, visando nossa prática de gestão do acervo de dança na forma de vídeos. Até o momento, atuou internamente, com a equipe do Acervo Mariposa, tendo, em 2010, a possibilidade de abrir para artistas, pesquisadores ou colegas interessados. Acompanhe nossa programação a partir de setembro. Sempre aos sábados de manhã, no escritório da Vila Madalena.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Aos colegas de Dança por extenso

Oi Amigos tímidos. Comentem, participem, opinem. O primeiro encontro do GRUDE e Dança por Extenso será nesta próxima segunda, quem quiser vir, será bem vindo, e quem não, pluga skype, fala conosco, posta comments, interage aí. Bjs encorajadores,
Nirvana

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Encontro 27 set, o que podemos debater?

a) Obras dentro da obra, blog de pesquisa de linguagem dança, Beth Finger e Ricardo Marinelli

"E cà estou eu, sozinhando com o universo Quase Nu do Ricardo. Já dancei muito, já corri atrás e na frente do meu pensamento, fiz contact comigo mesma, vesti e despi muitas cuecas vermelhas... e uma certa angùstia me acompanha nessa jornada. Como usar em mim as estratégias do outro? O que fazer se elas não me levam aos mesmos lugares quase nus? Criar novas estratégias para chegar a um lugar comum? Ou aceitar as distorções e os materiais outros que têm aparecido?

Encontrei por exemplo uma forma minha de me revelar aos pedaços, mas tenho que admitir que ela é um tanto quanto... amarela! Os trabalhos começam mesmo a se cruzar e se confundir."

Por que isso não pode ser um release da obra?

b) Vamos criar um release universal: cabe em toda obra. Do que todos nós falamos?

c) Quando não tem release... o que acontece?

Alguma outra sugestão?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

1o Encontro GRUDE & Dança por extenso

Dia 27 de setembro, 18h30 no escritório do Acervo Mariposa (Vila Madalena, São Paulo, SP)

Apresentações. Jogo de palavras. Leituras de casos de curadoria e troca de papéis (e se).
Como o texto fala sobre a obra?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dinâmica dos encontros

Segundas quinzenais (alternadas) as 18h30, no escritório do Acervo Mariposa.
Quem quiser participar, mande um email para nirvana.marinho@gmail.com, com assunto: Encontro GRUDE segunda (dia tal), com seu nome, para conhecermos quem virá nos visitar quando.
Sua confirmação se dá mediante nosso email com endereço e informações do encontro.

1o encontro - dia 27 setembro 2010

GRUDE & Dança por extenso. 
Decidimos estudar Curadoria em dança, frente a avalanche de novas alternativas, olhares e revisitas que este tema vem suscitando, tanto na dança, como em áreas irmãs. Também porque isso vem se mostrando uma necessidade e uma futura vocação do Acervo. E também porque isso pode revelar formas de escrita do que estamos fazendo, dançando e pensando em dança.
Redefimos também nossos dias de encontro: agora, às segundas, as 18h30, no escritório do Acervo Mariposa. Quem quiser participar, mande um email para nirvana.marinho@gmail.com, com assunto: Encontro GRUDE segunda (dia tal), com seu nome e foto, para conhecermos quem virá nos visitar quando. Logo postarei nossa agenda de temas e ações do GRUDE & Dança por extenso.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Voltamos, para novos planos

Ola amigos.
Ainda temos poucos seguidores, hoje enviei mais convites. Espero ter alguns mais para definir um primeiro encontro de estudos. Segundo as postagens e comentários, poderemos ter noção do que abordar primeiro.
O interesse desse blog é abrir o debate sobre a mania de projetos: seja necessária ou perversa, ela faz parte do mundo do trabalho no qual todos estamos inseridos. Quem escreve, como, por que? Nosso objetivo é debater e não oferecer qualquer solução, até porque esse problema é velho de guerra, para todos nós.
Venha participar! Bloga aí!